quinta-feira, 28 de junho de 2012

Viva São João!!!


São João
João, o batista, é tido como o precursor de Jesus. Nasceu perto de Jerusalém, apenas seis meses antes de Jesus. Quando atingiu a maturidade passou a viver recluso num deserto da Judéia, meditando.  Ali permaneceu por vários anos, esperando a manifestação da palavra de Deus. Quando iniciou a sua missão, no vale do Jordão, pregou o batismo como meio de redimir os pecados. Já nessa época o banho era usado como um meio para obter pureza espiritual dentro de rituais. João seguia uma linha escatológica: anunciava o julgamento final e afirmava que só seriam salvos aqueles que se arrependessem dos seus pecados. Concordava em batizar os que aceitavam verdadeiramente mudar de vida. Quando lhe perguntavam como proceder perante o julgamento divino ele dizia que a pessoa devia levar uma vida baseada na justiça e responsabilidade social. Anunciava a penitência, o perdão dos pecados e a conversão. Também anunciava uma notícia esperada há milhares de anos: a chegada do messias.  Rapidamente a palavra se espalhou e multidões começaram a se dirigir para o Rio Jordão a fim de ouvi-lo e se submeter às suas exigências.
João é venerado como um dos primeiros santos a seguirem uma vida de austeridade monástica.  Sua indumentária, (mantos de pele e cinto de couro) dão a entender que ele foi um profeta. E por ser uma pessoa extremamente austera e coerente, em várias ocasiões foi confundido com o próprio Cristo. Mas a cada vez ele desfazia a confusão, sem se deixar levar por vaidade ou orgulho. Quando seus discípulos hesitavam, sem saber a quem seguir, ele apontava na direção do verdadeiro salvador. São suas as palavras: “Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.”
Mesmo depois da sua morte, missionários cristãos continuaram encontrando seguidores de João. Afirmações de que João era o messias circularam até o início do século III d.C. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...