terça-feira, 12 de junho de 2012

Viva Santo Antônio!!!


Santo Antônio
Nasceu em Portugal, no ano de 1.195, com o nome de Fernando. Pertencia a uma família rica e bastante importante. Seu pai era cavaleiro do Rei Afonso II, possibilitando assim que estudasse nos melhores colégios e fosse criado com todo o luxo e conforto. Mas, ainda muito jovem, Santo Antônio mostrava sinais de insatisfação com esse estilo de vida. Nas suas palavras:
“Ó mundo! Como você é um peso para mim!O seu poder é nada!Você não passa de uma varinha fraca. As suas riquezas são como uma baforada de fumaça, e os seus prazeres como uma pedra traiçoeira, na qual a coragem de um homem de bem se afunda”.
Entrou para a vida religiosa aos 15 anos, no mosteiro de São Vicente de Fora, comandado pelos Agostinianos. Para isso teve de contrariar a família, que gostaria que ele seguisse uma carreira mais vantajosa. Aliás, mesmo depois de ter entrado para a vida religiosa, teve de continuar enfrentando a família. Por conta de uma enorme influência política, seus pais encontravam meios de interferir e tornar sua vida menos árdua. Isso ia contra o que Santo Antônio mais desejava, que era levar uma vida puramente cristã. Com isso transferiu-se para Coimbra, onde se dedicou ao estudo das escrituras.
Por volta de 1220 entrou em contato com a proposta de vida evangélica de São Francisco e ingressou na ordem franciscana. Foi aí que recebe o nome de Antônio, marcando o começo de uma nova vida.
Santo Antônio foi um grande defensor dos pobres. Sua maior arma era seu talento para a retórica. Afirmava que a eficácia do orador estava na autenticidade do seu testemunho, e não no que se aprende nos livros. Essa combinação de uma sólida formação intelectual com a humildade que lhe era natural, fez com que São Francisco o convidasse para ensinar teologia para os irmãos franciscanos.
Além de lecionar também escrevia sermões para a comemoração das festas dos grandes santos. Ainda em vida ficou bastante conhecido pelos vários milagres que realizou. Eram tantas as histórias que circulavam a seu respeito que um ano após a sua morte o papa Gregório IX o inscreveu no catálogo dos santos, e 11 anos depois ele foi canonizado, passando a ser conhecido como o Santo do Mundo Todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...