segunda-feira, 19 de março de 2012

19 de março - Dia de São José


Algumas curiosidades sobre São José, nosso santo padroeiro
O festejo de São José, realizado no dia 19 de março, está diretamente ligado aos festejos juninos. Segundo o costume popular, é nesse dia que se planta o milho que será colhido em junho. Assim, além de protetor dos lares e da agricultura, São José é considerado anfitrião dos festejos junino.

Carpinteiro ou faz tudo?
Segundo a versão mais recorrente, José foi carpinteiro. No entanto, versões apócrifas afirmam que ele tenha sido ferreiro ou uma espécie de faz tudo. No período em que viveu havia grande escassez de madeira na região que hoje chamamos de Palestina, e as casas eram escavadas nas encostas ou feitas de barro. Daí a teoria de que, muito provavelmente, ele trabalhou com diversos tipos de material, não apenas com carpintaria.

Quantos anos tinha?
Nas versões mais populares São José costuma ser representado como um ancião de barba branca. Mas muito mais provável é que fosse um homem de meia-idade quando se casou com Maria. Essa seria uma condição fundamental para o desempenho da sua profissão e para sua função como pai de família. Se nas representações tradicionais ele tem aspecto tão idoso, isso tem mais a ver com uma questão de decoro à Virgem Maria, dando a entender que em idade avançada não poderia haver ardor entre o casal.

Nove séculos depois
Somente no século IX é que se generalizou o culto a São José. O motivo desse enorme lapso de tempo é que primeiro a consciência cristã precisou aceitar a divindade de Jesus e a virgindade perpétua de Maria. Uma vez estabelecidos esses dogmas, foi possível atribuir a São José o papel de guardião do menino Jesus e da honra de Maria.

Aprovado por Santa Teresa
Santa Teresa desempenhou papel fundamental no culto a São José. Acredita-se que essa tenha sido sua missão especial na Terra. Nas palavras da santa:
“Não me lembro de me ter dirigido a São José, sem que não tivesse obtido tudo o que pedia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...