quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Noticias do Céu do Mapiá

Polícia Federal visita o Mapiá
Comitiva elogia modelo de organização
Céu do Mapiá

Entre os dias 24 a 29 de julho, esteve na Vila Céu do Mapiá/Floresta Nacional do Purus/Pauini/AM, sede-matriz de nosso movimento religioso/ecológico/comunitário, delegação da Polícia Federal comandada pelo Sr.Delegado Dr.Flávio Henrique de Avelar, composta por uma escrivã, 4 agentes Federais e um sargento do Exército.



Foram dias bastante produtivos, principalmente na construção de uma ponte de conexão e intercambio entre a Polícia Federal e  a nossa comunidade, então representada pelas lideranças de nossas principais instituições (Igreja, Instituto, Associação de Moradores, Cooperar, Escola Cruzeiro do Céu, Santa Casa, Emflores, Saúde Ambiental, CMF).
A comunidade forneceu todas as informações solicitadas e foram feitas várias visitas, em caminhadas que abrangeram praticamente todo o perímetro da Vila e arredores. Na oportunidade também foram cadastrados todos os estrangeiros, moradores ou visitantes, sendo dado positivo encaminhamento a todos os casos analisados. Igualmente aconteceram momentos culturais (roda de capoeira, visita a Escola Cruzeiro do Céu, comidas típicas) e foi realizado um Trabalho Espiritual, quando foram apresentados Hinos do Justiceiro e da Nova Jerusalém.
A impressão que o Delegado e comitiva nos transmitiu  foi bastante positiva, inclusive bem diferente da expectativa que tinham, apontando a grande quantidade de informações distorcidas que cercam nossa comunidade e escola espiritualista. Todos têm grande experiência em áreas de fronteira e puderam perceber e elogiar nosso modelo de convívio com a Floresta, suas riquezas e desafios, reconhecendo a grande visão, ensinamento e carisma do Mestre Irineu e Padrinho Sebastião Mota. Elogiaram nossa organização, a educação, a limpeza, o atendimento a nossas crianças, a alegria, o sentido religioso e de preservação ambiental que puderam perceber no seu dia-a-dia de caminhadas, visitas, conversas e observações na Vila e arredores.
Ficou firmado o entendimento de que, por estarmos em terras da União, é de nosso direito contar com o apoio da Policia Federal para o atendimento de nossas demandas, como cidadãos e moradores da Floresta Nacional do Purus. Ficou marcada uma próxima visita para dezembro/2011 dando seqüência ao atendimento da comunidade e da firme aliança então firmada.
De nossa parte, gostaríamos de publicar este agradecimento, inicialmente ao Sr.Delegado Dr.Flavio Avelar e sua equipe pela visita, franca e proativa, e extensivo a Polícia Federal pela iniciativa de aproximação e de criação deste elo de cooperação positiva entre nossas instituições.

Vila Céu do Mapiá, 2 de Julho de 2011

Luís Fernando B. Nobre
Representando o GTI/Mapiá
Grupo de Trabalho Interinstitucional/Mapiá
Foto: Vô Corrente, Toca e Pad Sebastião nos anos 80 no Mapiá.
Crédito: Carla Alves 

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...